intensidade de corrente

A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836). Uma corrente elétrica diz-se muito intensa se, em cada unidade de tempo, a secção reta do condutor for atravessada por uma grande quantidade de carga elétrica. Por outro lado, também existem correntes elétricas pouco intensas, isto é, correntes cuja intensidade é muito inferior a 1 A. Assim, visto que existem correntes muito intensas e correntes pouco intensas, é habitual trabalhar com submúltiplos e com múltiplos da unidade ampere.
A intensidade de corrente é medida com aparelhos que se designam amperímetros que podem ser analógicos ou digitais. Estes aparelhos instalam-se sempre em série e nunca podem ser ligados diretamente a um gerador.
Como referenciar: intensidade de corrente in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-21 09:33:07]. Disponível na Internet: