interferência

Em física, uma interferência consiste no efeito que se produz pela sobreposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto.
As interferências surgem, entre outras, em ondas sonoras, ondas de rádio, ondas luminosas e ondas de matéria. No caso de ondas com igual número de oscilações, é válido o seguinte princípio: se uma crista e um vale de duas ondas se encontram produz-se uma destruição, mas o encontro de crista com crista e de vale com vale produz uma amplificação. Os fenómenos de interferência surgem também durante a difração de ondas em pequenos obstáculos se comparados com o comprimento da onda, como, por exemplo, durante a reflexão da luz em finas películas transparentes (mica, espuma de sabão, película de azeite). Neste caso interferiram as ondas luminosas refletidas na parte frontal e posterior, produzindo as cores de interferência (franjas de interferência).
As ondas estacionárias produzem-se pela interferência de duas ondas que se movem em sentidos contrários. Durante a sobreposição de ondas de frequências algo distintas aparecem interferências, como se observa, por exemplo, na rádio, no caso de emissores muito próximos.
Os efeitos de interferência observados em feixes de eletrões e outros feixes de partículas levam a considerar também a matéria com carácter ondulatório.
Como referenciar: interferência in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:51:01]. Disponível na Internet: