Internet2

A Internet 2 é uma rede de testes criada por várias universidades a trabalharem em conjunto no desenvolvimento de tecnologias avançadas orientadas para a Internet, tais como a telemedicina, as bibliotecas digitais e os laboratórios virtuais.
Requerendo uma infraestrutura avançada, as universidades Internet2 são conectadas à "espinha dorsal" da rede de Abilene, através dos chamados gigaPoPs, pontos regionais de agregação da Internet2. A rede de Abilene suporta taxas de transferência entre 2,4 gigabits e 9,6 gigabits por segundo. Integrando mais de 170 universidades, que trabalham em conjunto com a indústria e o governo dos Estados Unidos da América, a Internet2 tem atualmente 30 gigaPoPs e perto de 1500 "rotas", números que continuam a aumentar de forma progressiva, para assim se chegar a uma maior largura de banda ou linhas de comunicação disponíveis.
A criação e desenvolvimento da Internet2 teve início em outubro de 1996, como resultado do consórcio então estabelecido entre 34 universidades dos EUA . Pouco mais tarde, em setembro de 1997, foi criada a University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID), por forma a dar um corpo organizacional ao projeto.
A Internet2 tem como principais objetivos a criação de uma rede mais capaz para a comunidade científica, a possibilidade de aplicações inovadoras na Internet e o assegurar dos novos serviços e aplicações de redes de transferência rápida à comunidade mais vasta da Internet.
Como referenciar: Internet2 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 08:37:34]. Disponível na Internet: