iPod®

Dispositivo portátil produzido pela Apple, equipado com um disco rígido, capaz de armazenar e reproduzir ficheiros de áudio ou imagens em formato digital, como, por exemplo, MP3 e WAV, ou JPG, BMP, GIF e TIFF, respetivamente. Graças ao suporte FireWire e USB 2.0, consegue receber o equivalente a um CD de música inteiro em apenas 5 segundos.

Criado pela empresa Apple e lançado a 23 de outubro de 2001, o iPod<sup>®</sup> distinguia-se da maioria dos reprodutores de áudio digital de então por se servir de um disco rígido para armazenar os dados, ao invés de utilizar memória flash, ou recorrer à leitura de CD-ROM.
Equipados com um disco rígido com capacidade para armazenar 5 GB, os primeiros iPod<sup>®</sup> aliavam a capacidade para guardar mais de 1000 músicas à facilidade de uso e às reduzidas dimensões do aparelho. No entanto, funcionavam apenas em computadores Macintosh, utilizando o software iTunes para organizar os temas musicais, e o CD-to-iPod<sup>®</sup> para converter e transferir os dados, através de uma ligação FireWire.

A 20 de março de 2002, a Apple anunciou uma nova versão do iPod<sup>®</sup>, agora com capacidade para armazenar 10 GB ou até 2000 músicas, que, no entanto, permanecia dependente da utilização de um computador Macintosh - as primeiras versões para PC surgiram apenas a 17 de julho de 2002, e incluíam o software MusicMatch em vez do iTunes.

Na mesma ocasião foi lançado um novo aparelho com capacidade para 20 GB, mas todas as versões dependiam ainda da existência de portas de comunicação FireWire no computador, então pouco usuais nos PCs comuns, para efetuar as transferências.

Aquele obstáculo foi ultrapassado quando, a 28 de abril de 2003, a Apple anunciou o iPod<sup>®</sup> de terceira geração, com dimensões ainda mais reduzidas, controlos sensíveis ao toque, capacidade para armazenar até 30 GB ou 7500 músicas e, agora, provido de uma base que permitia a ligação do aparelho ao computador via FireWire ou USB.

A 8 de setembro de 2003, o iPod<sup>®</sup> ganhou mais 10 GB, ao ser lançada uma nova versão capaz de armazenar 40 GB, mas a tendência foi invertida em janeiro de 2004, quando, no dia 6, a Apple anunciou o lançamento do iPod<sup>®</sup> mini, uma versão reduzida do iPod<sup>®</sup>, com capacidade para apenas 4 GB, e disponível em cinco cores diferentes.

A 19 de julho de 2004 foi anunciado oficialmente o lançamento do iPod<sup>®</sup> de quarta geração, mais fino que o antecessor, e equipado com baterias que lhe permitem 12 horas de funcionamento consecutivo.

O iPod<sup>®</sup> Photo, uma nova versão do iPod<sup>®</sup> de quarta geração vendido em versões de 40 ou 60 GB, foi lançado a 26 de outubro de 2004, e juntou às características anteriores a capacidade de armazenar e exibir fotografias digitais no seu ecrã a cores ou numa televisão, recorrendo a um cabo AV incluído de série.

A 25 de março de 2005 a Apple completou o iPod<sup>®</sup> Photo ao anunciar o lançamento do iPod<sup>®</sup> Camera Connector, um dispositivo que permite a transferência de imagens a partir de uma câmara digital.

Em setembro desse mesmo ano, foi anunciado o sucessor do iPod<sup>®</sup> mini, o iPod<sup>®</sup> nano. Mais pequeno 62% do que a versão standard, pesa apenas 42 g e tem 6,9 mm de espessura. Esta versão, disponível nas variantes de 1, 3 e 4 GB, utiliza, em vez do tradicional disco rígido, drives de memória flash. Está equipada com um ecrã policromático de 65.536 cores e ligação USB 2.0. No mês seguinte foi lançada a quinta versão do iPod<sup>®</sup>, denominada oficiosamente como iPod<sup>®</sup> Video, com a capacidade de ler ficheiros MPEG-4 com resolução de 480x480 píxeis. Este modelo começou a ser comercializado nas variantes de 30 e 60 GB.
Como referenciar: iPod® in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 08:48:04]. Disponível na Internet: