Iquitos

A cidade de Iquitos situa-se no interior do Peru e está integrada na região administrativa de Loreto. O seu território estende-se por uma área de planalto, na continuidade da floresta amazónica, abrangido pela bacia hidrográfica do Amazonas e pela confluência do mesmo com o rio Itaya, constituindo uma área com uma vegetação típica de floresta tropical.
A cidade foi fundada em 1863, mas foi entre os anos de 1880 e 1912 que se deu o início do desenvolvimento local, profundamente associado à exploração da árvore da borracha. Vários exploradores fizeram fortunas graças à exploração deste recurso em bruto, através da exploração da mão de obra indígena, facto que resultou na morte de uma grande quantidade de nativos e mesmo na extinção de algumas tribos.
Grande parte dos seus edifícios foram construídos nesta época, principalmente ao longo da frente do rio, na denominada "Malecon Tarapaca". Os edifícios mantêm-se muito decorados, geralmente com cerâmicas importadas de Itália e Portugal.
Os acessos a Iquitos são apenas facilitados pela via aérea ou marítima, visto que existem dezenas de quilómetros de florestas a envolver a cidade. Deste modo, a cultura regional manteve-se praticamente isolada das influências do exterior, até que com o desenvolvimento tecnológico começaram a sentir-se as influências do mundo ocidental. É, contudo, de distinguir a cultura urbana de Iquitos da cultura rural e indígena, que se mantém muito característica.
As ruas da cidade são consideradas das mais seguras do Mundo.
A Plaza de Armas é o centro de vida social, sendo o palco de muitas manifestações culturais, populares e religiosas ao longo do ano.
No que se refere a locais de cultura, lazer ou recreio, destaca-se o Centro de Arte de San Juan, com artesanato local como pulseiras, mobiliário e cerâmicas, e o Mercado Índio de Belén. Nas ruas de Iquitos podem também observar-se quantidades consideráveis de bares, teatros e vendedores de rua.
Como referenciar: Porto Editora – Iquitos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-27 00:58:55]. Disponível em