IRC (Internet)

Através do IRC é possível estabelecer a comunicação, em tempo real, com pessoas de qualquer ponto do Mundo. Para isso é necessário que o utilizador possua um programa cliente que lhe permita aceder a um servidor de IRC. Os programas mais populares e utilizados são o mIRC e o ICQ, mas existem muitos outros. A maioria deles podem ser descarregados a partir dos seus sites na Internet ou de outros sites que os disponibilizem. Geralmente, os sites dos ISPs (Internet Service Providers), portais e motores de pesquisa têm estes programas disponíveis para download.
Depois de ter o programa, é necessário aceder a um servidor de IRC. Existem muitos servidores que formam diversas redes separadas. As maiores e mais conhecidas redes de IRC são a Efnet, a Undernet, a IRCnet, a DALnet e a NewNet. Em Portugal, a rede é a Ptnet.Dentro de cada rede é possível encontrar vários canais, sendo cada um deles dedicado a um tópico diferente. O utilizador, depois de estar ligado ao servidor numa determinada rede, escolhe o canal em que pretende comunicar. Nestes canais, muitas vezes conhecidos como salas, as conversas podem ser públicas ou privadas. No primeiro caso, todos os utilizadores que se encontrem naquele canal têm acesso às mensagens; no segundo caso, as mensagens são trocadas apenas entre duas pessoas que podem ou não estar no mesmo canal.
Os canais de IRC são coordenados por operadores (ops) que podem decidir entradas ou saídas de utilizadores e mesmo moderar o canal, decidindo quem pode falar. Também é possível ao utilizador criar o seu próprio canal onde será ele o operador.
No IRC, cada utilizador é conhecido por um nickname (alcunha) e existem mesmo algumas regras de etiqueta que convém cumprir. Por exemplo, deve evitar-se escrever em MAIÚSCULAS porque isso equivale a gritar.
Como referenciar: IRC (Internet) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:02:45]. Disponível na Internet: