Irlanda do Norte

País do Reino Unido situada no Noroeste da ilha da Irlanda. Tem uma área de 14 120 km2 e uma população de 1 695 800 habitantes (2004). A Irlanda do Norte faz fronteira a sul e a oeste com a República da Irlanda e é banhada, a leste, pelo mar da Irlanda e, a norte, pelo oceano Atlântico. O clima é temperado e marítimo. Belfast, com 243 500 habitantes (2004), é a cidade mais importante.
Em 1801, o Ato de União estabeleceu os termos da integração do país no Reino Unido. Entre 1921 e 1940, a Irlanda do Norte foi um Estado controlado pela maioria protestante e ao sabor dos seus interesses. A Igreja Católica sentiu-se discriminada. Nos anos 60, a frágil estabilidade da região começou a revelar ruturas. Em 1968 os católicos saíram à rua em protesto pelos seus direitos cívicos. Estes protestos acabaram em atos de violência. Em 1972 o primeiro-ministro do Reino Unido suspendeu a Constituição e o Parlamento da Irlanda do Norte. O estatuto do território tornou-se controverso e as tropas britânicas deslocaram-se para ali com o fim de manter a ordem. Violência e terrorismo cresceram entre a comunidade católica, que se posicionou do lado da República da Irlanda, e a comunidade protestante, que pretendia continuar a pertencer ao Reino Unido. O Norte da Irlanda e o centro de Londres tornaram-se os locais alvo de ações terroristas mais frequentes, nomeadamente as do Exército Republicano Irlandês, conhecido por IRA.
Após décadas de conflito entre as duas fações políticas e religiosas, a 8 de maio de 2007, unionistas e republicanos juntaram esforços para formar em conjunto um novo Governo da Irlanda do Norte. Os líderes do Governo são Ian Paisley, do Partido Democrático do Ulster, e Martin McGuinness, do Sinn Féin (partido republicano).
Como referenciar: Irlanda do Norte in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-26 11:14:22]. Disponível na Internet: