Irmãos de Armas

Mini-série de guerra norte-americana, Band of Brothers foi criada em 2000, baseando-se no livro homónimo não ficcional de Stephen Ambrose. Exibida nesse ano pela HBO, a mini-série de dez episódios nasceu pela mão de Steven Spielberg e Tom Hanks, coprodutores que, inspirados pelo filme O Resgate do Soldado Ryan, se juntaram para produzir uma série que recriasse a verdadeira história da lendária Companhia E, Regimento 506 da 101.ª Brigada Aerotransportada do exército dos Estados Unidos da América. Recorrendo a uma produção de luxo, em que nada foi descurado, recriou-se a mítica invasão do Norte de França com o objetivo de expulsar as forças nazis.
Passada durante a Segunda Guerra Mundial, a mini-série começa em 1942 com os rigorosos treinos no Camp Toccoa, na Geórgia, de um grupo de jovens voluntários paraquedistas para se transformar num grupo de elite das forças armadas. Acompanha a trajetória deste grupo de homens até o final da guerra, passando por todos os principais acontecimentos do cenário europeu. A Companhia desce em França na manhã do dia D, luta na Batalha de Bulge e captura Hitler no seu "ninho" em Berchtesgaden. A narrativa humaniza os soldados, procurando retratá-los como homens comuns, dá atenção às suas experiências como grupo e à forma como esses factos os fazem crescer individualmente. Tinha um excelente elenco de atores de segundo plano, incluindo Damian Lewis (Major Richard Winters), o oficial-comandante da companhia; Donnie Wahlberg (Lipton), Ron Livingston (Capitão Lewis Nixon), entre outros.
A produção da série custou 120 milhões de dólares, sendo a mais cara produção da história da televisão. Em Portugal, foi exibida pela SIC e a sua estreia foi publicitada por este canal como o maior acontecimento televisivo de sempre.
Foi nomeada para dezanove Emmys, ganhando seis, incluindo a categoria de Melhor Mini-série, Melhor Montagem e Melhor Som. Ganhou também o Globo de Ouro para Melhor Mini-série e o prémio do American Film Institute para a Mini-série do ano, entre outros prémios.
Como referenciar: Irmãos de Armas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-13 22:26:31]. Disponível na Internet: