Irmãos Wright

Os norte-americanos Wilbur e Orville Wright foram os inventores do aeroplano. Wilbur nasceu em 1867 e faleceu em 1912. Orville nasceu em 1871 e faleceu em 1948.
Interessando-se desde jovens pela aeronáutica, os irmãos Wright projetaram vários planadores no início do século XX. Na primeira máquina que construíram, aplicaram o princípio dos três eixos de movimento vertical, lateral e horizontal, princípio esse que viria a influenciar fortemente a indústria aeronáutica posterior.
Passaram depois à conceção de engenhos com motor, ao mesmo tempo que aperfeiçoaram os dispositivos de controle dos aparelhos, fazendo importantes desenvolvimentos na sua aerodinâmica. Tentaram sem sucesso vender o Flyer I (também conhecido como Kitty Hawk), aeroplano em que realizaram diversos voos, ao Exército americano, em 1905, e ao Governo francês, em 1906. Tendo ido para a Europa para negociar o invento no ano seguinte, acabaram por efetuar demonstrações e experiências públicas em 1908, tornando-se muito conhecidos por divulgarem o aeroplano na Europa e na América.
O aeroplano foi um invento com implicações evidentes nos sistemas de transportes e comunicações da nossa época. A sua utilidade viria a ser comprovada em pouco tempo, porém, noutro domínio: os aviões foram uma arma importante durante a Primeira Guerra Mundial e uma arma decisiva em conflitos posteriores, como a Guerra Civil de Espanha e a Segunda Guerra Mundial.
Como referenciar: Irmãos Wright in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 04:21:04]. Disponível na Internet: