Isaiah Berlin

Pensador russo, Isaiah Berlin, nascido em 1909 e falecido em 1997, foi ensaísta, filósofo e historiador. Emigrou com os pais para Inglaterra aos onze anos e estudou no All Souls College, na St. Paul's School e no Corpus Christi College. Foi Professor, depois de estudar na Universidade em Oxford, no All Souls College e em Nova Iorque, na City University. Entre 1966 e 1975 foi Presidente do Wolfson College. Foi diplomata durante a Segunda Grande Guerra, em Washington e em Moscovo durante a Guerra Fria, tendo depois regressado a Oxford.
Uma das temáticas que este pensador mais privilegiou foi a da natureza da liberdade, considerando que há uma liberdade negativa e outra positiva. A primeira é aquela que deve ser dada ao indivíduo, sem que haja interferência do Estado; a segunda é aquela que o Estado deve regular, coartando alguma liberdade individual para que haja uma maior liberdade para todos. Nesta temática está pressuposta outra questão de fundo importante para este autor: a relação entre o pluralismo e o monismo. Isaiah Berlin considerava ainda haver dois tipos de homem: a raposa e o ouriço; a raposa sabe muitas coisas, mas o ouriço sabe uma grande coisa. Como exemplo do primeiro tipo de homem temos Aristóteles, Goethe e Balzac; do segundo tipo temos Platão, Dante e Dostoievsky.
Como referenciar: Isaiah Berlin in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-19 22:52:17]. Disponível na Internet: