Isoetáceas

Família de plantas heterospóricas que se encontra distribuída por um género, Isoetes e 62 espécies. As plantas desta família são herbáceas, terrestres ou aquáticas.
Nas Isoetáceas (Isoetaceae), o esporófito é um caule subterrâneo, curto e tuberoso, bilobado ou trilobado. São providas de raízes na parte inferior do rizoma e por um tufo de micrófilos na porção superior. As folhas, micrófilas e liguladas, são subfiliformes e agrupam-se numa roseta densa. A base das folhas é espatalada com uma margem de transição com o limbo. Funcionam como potenciais esporófitos. Os esporângios, solitários ou sésseis, são de dois tipos: macrosporângios nas folhas externas, microsporângios nas folhas médias dispostas nas cavidades da página interna da bainha das folhas.
Os gametófitos são quase totalmente dependentes dos esporófitos.
A espécie Isoetes setacea é endémica na Europa e em Portugal encontra-se nos charcos e lagoas do Alto Douro, Centro sul. A espécie Isoetes histrix existe em quase todo o país nos locais arenosos.
Como referenciar: Isoetáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 16:29:51]. Disponível na Internet: