Ive Mendes

Cantora brasileira, Ive Mendes nasceu na cidade de Ceres, no Brasil. Desde muito cedo revelou a sua paixão pela música, cantando na igreja protestante local. Como era tradicional nas mulheres da sua família, aprendeu a tocar piano desde os nove anos de idade. Formando-se, mais tarde, em Música e Artes Cénicas pela Universidade Federal de Goiânia, viria a frequentar um curso de musicoterapia, em Londres. Aos 16 anos, já havia dado aulas de piano a título particular. Na faculdade, seria monitora de grupos de crianças, em serviço externo, e orientaria o grupo coral Infanto. Foi a cantora-revelação do primeiro Festival de Música Pop de Goiânia, com a sua primeira composição "Castiçais" a registar alguma popularidade. A provar o crescimento da sua popularidade, integra a banda sonora da novela Corpo Dourado (1998), da TV Globo, com uma composição própria intitulada "Hanime".

Mudando-se para Londres em 1999, começou por trabalhar numa loja de Camden Town onde, por obra do acaso, um cantor lhe deu o contacto do produtor Robin Millar. Ive havia tido, alguns anos antes, a premonição de um dia trabalhar com ele, depois de escutar um disco de Sade Adu, produzido por Millar. Com esse produtor, em 2003, gravaria o seu primeiro álbum, de título homónimo. A totalidade das composições foi assinada pela cantora, com a exceção de "If You Leave Me Now", de Pete Cetera, dos Chicago, ligeiramente alterada para aceitar alguns fraseados em português. O disco teria distribuição internacional ampla, conseguindo grande sucesso no Reino Unido, nos Estados Unidos da América, no Japão, no México e em Espanha. Chamada de Sade brasileira, pela similitude vocal e evidente influência da música da nigeriana radicada em Inglaterra, Ive Mendes atingiu um mediatismo internacional sólido, sendo mais conhecida fora do Brasil do que no seu país. O álbum de estreia da cantora chegaria a Portugal apenas em 2006, fruto da crescente popularidade de Ive Mendes, em virtude de uma série de atuações em alguns palcos lusos.
Discografia
2003, Ive Mendes

Como referenciar: Ive Mendes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 17:47:41]. Disponível na Internet: