Ivete Sangalo

Cantora brasileira, Ivete Maria Dias de Sangalo nasceu no dia 27 de maio de 1972, em Juazeiro na Baía, no Brasil. Num ambiente familiar dominado pela música, com vários profissionais na família, Ivete começou a cantar ainda em criança e, já no colégio, foi aprendendo a tocar guitarra. Nos frequentes saraus familiares de fim de semana, tocava percussão. Quando chega ao sétimo aniversário, a família muda-se para Salvador e Ivete chega a fazer pequenos trabalhos como modelo fotográfico juvenil. Mas a música era a sua verdadeira paixão e começou a tocar e cantar em pequenos bares e em alguns espetáculos do interior da Baía. É numa dessas ocasiões que conhece o produtor Jonga Cunha e, pela mão dele, chega à Banda Eva. Nesse projeto gravou seis álbuns, totalizando mais de quatro milhões de cópias vendidas. Ficaria com a Banda Eva até ao Carnaval de 1999. A carreira a solo seria o passo seguinte, aproveitando a popularidade que a sua presença no grupo lhe tinha trazido. O disco homónimo, editado ainda nesse ano, conheceria grande êxito, muito por culpa da canção "Se eu não te amasse tanto assim", escrita por Herbert Vianna. O disco seria nomeado para o Grammy latino desse ano. No ano seguinte, no segundo longa-duração, Ivete Sangalo realiza um dos seus sonhos, protagonizando um dueto com o seu ídolo, Gilberto Gil. O impacto do álbum foi mais tímido do que se esperava e a carreira da cantora seria impulsionada novamente com Festa, terceiro título de Ivete Sangalo, cujo tema título se tornou um verdadeiro hino do Carnaval, primeiro, do verão e do revéillon, depois, sem esquecer as memoráveis comemorações da vitória da seleção brasileira de futebol no campeonato do Mundo no ano anterior, ocasião em que Ivete juntou os jogadores campeões no seu trio elétrico, percorrendo as ruas da capital brasileira.

O tom festivo da música de Ivete Sangalo conquistou o público brasileiro e as sucessivas edições de estúdio conseguiram enorme sucesso, catapultando o seu nome para as posições cimeiras das tabelas de vendas. Em 2003, a canção "Sorte grande", conhecida como "Poeira" por causa do popular refrão, tornou-se outro hino nacional e um êxito estrondoso. No ano seguinte, no âmbito das comemorações dos dez anos de carreira, Ivete tem um mega-espetáculo no estádio da Fonte Nova, na Baía, para mais de oitenta mil pessoas, e conta com a participação de convidados especiais, entre eles Gilberto Gil, Margareth Menezes e Daniela Mercury. A atuação seria registada em disco e DVD. A experiência seria repetida em pleno Maracanã, o maior estádio do mundo, com o CD e DVD, Multishow ao Vivo (2006).

Discografia 1999, Ivete Sangalo
2000, Ivete Beat Beleza
2001, Festa
2002, Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (compilação)
2003, Clube Carnavalesco
2004, Show 10 Anos - Salvador - Bahia
2005, As Supernovas
2006, Multishow ao Vivo

Como referenciar: Ivete Sangalo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 16:56:22]. Disponível na Internet: