Jack Black

Ator e músico norte-americano, Thomas Black nasceu a 28 de agosto de 1969, em Hermosa Beach, Santa Monica, Califórnia. Membro do grupo de rock Tenacious D, que fundou em 1999 juntamente com Kyle Gass, frequentou o curso de teatro da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Estreou-se no teatro na trupe Actors Gang, de Tim Robbins, na peça Carnage, em 1989, numa produção também de Robbins.
Voltou a trabalhar com Tim Robbins, que o dirigiu no seu primeiro filme como ator, Bob Roberts (1992) e, em 1995, participou em Dead Man Walking (A Última Caminhada). Alguns anos depois entrou em Cradle Will Rock (1999).
Fez diversos papéis secundários em filmes como Demolition Man (Homem Demolidor, 1993); The Cable Guy (O Melga, 1996); Mars Attacks (Marte Ataca, 1996), de Tim Burton, e Jesus' Sun (1999). Em 2000 teve um dos seus papéis mais memoráveis no filme High Fidelity (Alta Fidelidade), realizado por Stephen Frears, numa adaptação da obra de Nick Hornby, com o papel de Barry, um dos empregados de uma loja de discos. Teve também o papel de protagonista em Shallow Hal (O Amor é Cego, 2001), dos irmãos Farrelly.
Destaque ainda para a sua participação em Orange County (2002), de Jake Kasdan. No ano seguinte, brilhou na comédia musical School of Rock (Escola de Rock), no papel de um guitarrista de heavy metal que por engano vai dar aulas numa escola tradicional, um filme realizado por Richard Linklater. A sua interpretação foi bastante aclamada pela crítica e acabou por lhe render uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia.
Em 2004, participou em Anchorman e na comédia negra Envy (Inveja), de Barry Levinson, ao lado de Ben Stiller. No ano seguinte, interpretou o papel do realizador ambicioso e desmedido Carl Denham no remake do clássico King Kong, realizado por Peter Jackson.
Na televisão, participou em diversas séries, nomeadamente The X Files (Ficheiros Secretos), Picket Fences e The Single Guy, entre outras.
Como referenciar: Jack Black in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 05:17:43]. Disponível na Internet: