Jack Kilby

Engenheiro eletrónico norte-americano, Jack St. Claire Kilby nasceu a 8 de novembro de 1923, em Jefferson City, no estado de Missouri, e faleceu a 20 de junho de 2005, em Dallas, no Texas.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), Kilby trabalhou para o Office of Strategic Services (OSS) americano. Dois anos depois, em 1947, terminou a sua formação na Universidade de Illinois, e em 1950 graduou-se novamente, desta feita pela Universidade de Wisconsin, em engenharia eletrónica.
Mudou-se então para Milwaukee, Wisconsin, para trabalhar na Centralab, uma divisão da empresa Globe-Union Corporation, uma das primeiras a fabricar transístores. Em 1958 aceitou um lugar na empresa Texas Instruments, Inc., onde se tornou responsável pela pesquisa no campo da miniaturização de circuitos elétricos.
Neste mesmo ano Kilby projetou o primeiro circuito integrado, que demonstrou em laboratório no dia 12 de setembro.
No entanto, ao mesmo tempo mas numa outra empresa, a Fairchild Corporation, um cientista chamado Robert Noyce desenvolvia um projeto similar, pelo que Jack Kilby é considerado "co-inventor" do circuito integrado.
À medida que a investigação prosseguia, o circuito integrado tornava-se cada vez menor, permitindo o processamento mais rápido de dados e requerendo menos energia; em meados dos anos 60, Kilby criou circuitos integrados para um míssil balístico intercontinental, chamado Minuteman, mas a primeira aplicação em que foram mais largamente usados foi na construção das calculadoras de bolso, desenvolvidas no princípio dos anos 70.
Em 1970, Jack Kilby foi promovido ao lugar de consultor da Texas Instruments, Inc., e em 1978 começou a ensinar na Texas A&M University.
Mas Kilby nunca abandonou o seu trabalho inventivo, tendo mais de 60 patentes registadas para tecnologias ligadas a fins militares, industriais e comerciais.
Em outubro de 2000 foi-lhe atribuído, juntamente com Zhores Alferov e Herbert Kroemer, o prémio Nobel da Física pelo seu contributo no desenvolvimento das tecnologias da informação, tendo sido considerado o precursor das novas tecnologias da informação.
Como referenciar: Jack Kilby in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 19:43:40]. Disponível na Internet: