Jacquerie

Rebelião popular contra a aristocracia do nordeste da França que ocorreu em 1358. Ficou conhecida por esse nome, devido ao hábito de os nobres, desdenhosamente, se referirem a qualquer camponês como Jacques, ou Jacques Bonhomme.
A Jacquerie aconteceu num momento bastante crítico: a Guerra dos Cem Anos. Após a Batalha de Poitiers, em 1356, a nobreza passou a ser alvo de uma crescente impopularidade. Era acusada de incitar grupos de mercenários, pertencentes a forças inglesas, para além de exigir o pagamento de elevados impostos. Em 1358, a revolta começou perto de Compiègne, alastrando-se rapidamente a outras aldeias. Os camponeses destruiram vários castelos e mataram os nobres. Liderados por Guillaume Cale, ou Carle, uniram forças com os rebeldes parisienses, comandados por Étienne Marcel. Os parisienses acabaram por ser derrotados, em Meaux, por Gaston Phoebus de Foix, enquanto Carlos II de Navarra venceu Cale, em Clermont-en-Beauvaisis. A seguir, os rebeldes foram todos massacrados.
Como referenciar: Jacquerie in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 22:47:28]. Disponível na Internet: