Jaén

Província do Sul de Espanha integrada na Comunidade Autónoma da Andaluzia e com a capital na cidade de Jaén. Faz fronteira com as seguintes províncias: Cidade Real a norte, Albacete a este, Granada a sul e Córdova a oeste.
Tem uma superfície de 13 489 km2. A população absoluta da província de Jaén é de 662 751 habitantes o que equivale a 1,48% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 49,1 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Jaén possui quatro importantes parques naturais: o da Serra de Andújar, o da Serra Magina, o de Españaperros e o da Serra de Cazorla, Segura e Las Villas, sendo este último um espaço protegido de Espanha e um dos maiores da Europa. Tem clima mediterrânico.
A província de Jaén caracteriza-se pelas suas oliveiras, que ocupam extensos campos e fazem desta região a maior produtora mundial de azeite. Aí se localizam duas encantadoras cidades renascentistas, Úbeda e Baeza, consideradas pela UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Na capital, Jaén, é de salientar a sua catedral renascentista, o Castelo de Santa Catalina e os Banhos Árabes de Ali, chefe mouro do século XI.
Como referenciar: Jaén in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-05 10:21:38]. Disponível na Internet: