Jakob Nielsen

Consultor, escritor e orador dinamarquês, Jakob Nielsen nasceu em 1957 na cidade de Copenhaga, Dinamarca.
Doutorado em Ciências Informáticas e design de interfaces de utilizador pela Universidade Técnica da Dinamarca, Nielsen trabalhou para várias empresas ligadas ao ramo da Informática como a Bellcore, a IBM, ou mais recentemente a Sun Microsystems, onde desempenhou as funções de investigador sénior.
Em 1990 publicou o seu primeiro livro dedicado ao hipertexto, intitulado "Hypertext and Hypermedia", onde tecia um número de previsões relativas ao futuro próximo, compreendido num espaço de três a cinco anos, da utilização da Internet. Nele, Jakob Nielsen apontava para aspetos como a emergência a curto prazo de um mercado maciço para o hipertexto, que seria em parte responsável por uma significativa integração dessa tecnologia nos computadores do tipo IBM PC, uma vez que na altura servia principalmente as plataformas Macintosh.
O tempo acabou por lhe dar razão, e cinco anos mais tarde, em 1995, Nielsen publicou um segundo livro, intitulado "Multimedia and Hypertext: The Internet and Beyond", onde comparava as previsões que anteriormente havia feito com a realidade da altura.
As suas obras, que desde cedo apontavam o hipertexto como o responsável pelo futuro do design das interfaces de utilizador, acabaram por atrair a atenção dos media e dos profissionais da área, tornando-o célebre.
Consequentemente, Jakob Nielsen decidiu então fundar, em parceria com o especialista em acessibilidade e então investigador da Apple Donald Norman, a empresa Nielsen Norman Group, dedicada à consultadoria de acessibilidade, ou, mais concretamente, de usabilidade, um termo que emprega para definir a acessibilidade de utilização dos sites da World Wide Web.
Nielsen é considerado um dos maiores especialistas em usabilidade da web.
Foi autor de várias obras dedicadas ao tema do web design, em que chega a criticar alguns dos mais populares sites da Internet pelo que considera falhas de usabilidade, especialmente no que toca à acessibilidade por parte de pessoas com deficiências.
Como referenciar: Jakob Nielsen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-17 01:12:20]. Disponível na Internet: