James Gosling

Engenheiro de software e vice-presidente da empresa Sun microsystems Inc., James Gosling nasceu a 19 de maio de 1956, no Canadá.
Gosling interessou-se desde muito cedo pela informática, razão que o levou a optar por ingressar no curso de ciências de computadores na Universidade de Calgary, Canadá, onde se formou em 1977.
Gosling inscreveu-se então na Carnegie-Mellon University, em Pittsburgh, Pennsylvania, nos Estados Unidos da América, onde terminou o seu doutoramento, também em ciências de computadores, em 1983.
Um ano depois foi contratado pela Sun Microsystems, onde começou a trabalhar na elaboração de uma versão de UNIX para múltiplos processadores. Criou também vários "compiladores", um tipo software necessário para que uma linguagem de programação seja lida por um computador.
Acabou por ser nomeado engenheiro-chefe de uma equipa de programadores incumbidos de desenvolver o programa Network Extensible Windowing System (NeWS), um sistema para distribuir a capacidade de processamento de computadores através de uma rede.
Gosling criou a primeira versão de um programa chamado "EMACS", para os sistemas Unix, hoje um poderoso e popular processador de texto.
Mais recentemente, James Gosling foi o líder da equipa que desenvolveu a linguagem de programação para a Internet "JAVA", que lhe trouxe o reconhecimento mundial.
Este projeto foi iniciado em 1991, mas o trabalho então não tinha sequer como finalidade a criação da linguagem; na altura, uma equipa liderada por Gosling, a "Green Team", foi reunida com o objetivo de desenvolver um programa que permitisse a várias aplicações ligarem-se e trabalharem em conjunto.
O projeto passou ainda por algumas fases até chegar a JAVA, chegando mesmo a ser renomeado para "First Person" e destinado à televisão interativa.
Quando a Internet começou a ganhar uma maior importância, a equipa passou a dedicar o seu trabalho à criação de aplicações que pudessem trabalhar em qualquer cliente da Web, ou seja, programas que funcionassem da mesma forma em diferentes motores de pesquisa.
Deste trabalho resultou a JAVA. Esta, a par do HTML, são hoje as linguagens de programação mais usadas na Internet.
Como referenciar: Porto Editora – James Gosling na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-20 18:28:16]. Disponível em