Janeirinha

A "Janeirinha", como popularmente ficou conhecida, foi um movimento político encetado pelas cidades do Porto, Braga e Lisboa contra a legislação de Fontes Pereira de Melo, em janeiro de 1868 - daí ter recebido esta designação.
O facto gerador deste movimento de contestação política foi a publicação de um decreto da autoria do Ministro da Fazenda, Fontes Pereira de Melo, datado de 7 de dezembro desse ano, que regulamentava o imposto da sisa. O protesto contra esta lei partiu dos comerciantes dos grandes centros urbanos do Porto e de Lisboa prejudicados pela legislação produzida por este governo e, particularmente, por aquele diploma.
No Porto as ações de protesto foram mais violentas do que noutros pontos do país, uma vez que a adesão popular foi maior nesta cidade.
Estes graves tumultos acabaram por precipitar a queda do Ministério de Joaquim António de Aguiar, sucedendo-lhe o conde de Ávila, cujo ministério foi empossado a 4 de janeiro. A pasta da Fazenda foi então entregue a José Dias Ferreira.
Como referenciar: Janeirinha in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-05 11:41:36]. Disponível na Internet: