Janeiro

É o mês dedicado a Jano, o deus das portas e das passagens, que apresenta dois rostos: um voltado para a saída - passado - e outro voltado para a entrada - futuro.
Por vezes, este deus é representado com quatro faces que simbolizam as estações do ano.

Janeiro é, na cultura ocidental, o primeiro mês do ano e, por conseguinte, o mês de passagem de um ano para o outro, do passado para o presente que anuncia o futuro. Esta passagem é usualmente comemorada na noite do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro, numa festa que é conhecida simplesmente por Passagem de Ano ou pelo galicismo Réveillon.

No início deste mês, segundo a tradição, cantam-se, de porta em porta pelas ruas das cidades, vilas e aldeias, as janeiras, cantigas de boas-festas que anunciam o Ano Novo.
O dia 6 é consagrado aos Reis Magos.
Janeiro tem trinta e um dias.

Algumas personalidades nascidas neste mês:

A pintora portuguesa Paula Rego, o escritor italiano Umberto Eco, o rei D. Juan Carlos de Espanha, o tenor espanhol Plácido Domingo, o corredor de Fórmula 1 Michael Schumacher e o ator inglês Orlando Bloom.

Alguns provérbios alusivos ao mês:

- Do Natal a janeiro, um salto de carneiro
- janeiro quente traz o diabo no ventre
- Trovoada em janeiro, nem bom prado, nem bom palheiro
- Chuva em janeiro e sem frio, vai dar riqueza ao estio
Como referenciar: Janeiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 16:33:19]. Disponível na Internet: