Jannis Kounellis

Pintor e escultor, Jannis Kounellis nasceu em 1936, no Pireu, em Atenas, Grécia. Em 1956 deslocou-se para Roma, onde frequentou a Academia de Belas-Artes e se interessou particularmente pelos trabalhos do pintor russo Malevich e dos italianos Alberto Burri, Lucio Fontana e Piero Manzoni.
Num período inicial (1958-1965), Kounellis ligou-se ao movimento informalista europeu, utilizando figuras simples (como sinais, setas, números e letras) para criar imagens de carácter simbólico. Realizou então uma série de desenhos com elementos icónicos ligados à cultura urbana. Nestas obras interessa-se menos pelas potencialidades metafóricas das imagens que pelas possibilidades comunicativas e expressivas dos próprios sinais e signos. A primeira exposição individual que realizou em Roma, em 1960, teve uma grande aceitação pela crítica.
Em 1965, Kounellis pôs em causa a sua obra e a própria carreira como artista, deixando de pintar durante dois anos. Posteriormente, retomou a atividade artística e, sem abandonar totalmente a pintura, procurou ampliar as suas possibilidades de comunicativas, aumentando os seus limites expressivos. Juntou-se então ao movimento da Arte Povera e participou na exposição deste grupo de artistas realizada em 1967 na cidade italiana de Génova. Nas suas obras deste período utilizou meios muito simples e materiais pobres, produzindo objetos que ultrapassam a limitação da pintura bidimensional em tela. Na mesma altura começou a incluir o fogo nos seus trabalhos (assumido como metáfora de transformação e de purificação), como se verifica na escultura "Margarida com fogo", produzida em 1967. Noutros trabalhos deste período surgem elementos e vivos vegetais ou animais, como é o caso da instalação realizada em 1969, na galeria Attico em Roma, em que utilizava doze cavalos que circulavam livremente na sala de exposições.
Todas estas obras procuravam exprimir ideias de transformação e de energia, através da criação de ambientes metafóricos onde está geralmente presente uma atmosfera crítica e pessimista.
No final dos anos sessenta Kounellis executou ainda alguns trabalhos na área do teatro e produziu desenhos para música de Schönberg.
Como referenciar: Jannis Kounellis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 09:24:44]. Disponível na Internet: