Jean-Marie Le Pen

Político francês, Jean-Marie Le Pen nasceu a 20 de junho de 1928, em La Trinité-sur-Mer.
Em 1953 alistou-se na Legião Estrangeira, ao serviço da qual combateu na Indochina em 1953 e na Argélia quatro anos depois como paraquedista. Entretanto, em 1955 tinha sido eleito deputado na Câmara de Paris, feito repetido três anos depois.
Em 1965 ajudou a dirigir a campanha do candidato de extrema-direita Jean-Louis Tixier-Vignancour. Sete anos depois, fundou em França a Frente Nacional, partido de extrema-direita. Em 1974 concorreu pela primeira vez às eleições presidenciais do seu país, mas só obteve 0,74 por cento dos votos. Já na altura o seu discurso político alertava para o problema da imigração proveniente do Norte de África. Em 1981 não pôde concorrer por não ter conseguido reunir apoios suficientes, mas insistiu sete anos depois. Obteve mais de 14 por cento dos votos e, finalmente, saltou para a ribalta da política francesa. Este resultado já era previsível depois da Frente Nacional ter conquistado 35 lugares no parlamento francês dois anos antes nas eleições legislativas. Em 1995 Jean-Marie Le Pen concorreu de novo a presidente da República e atingiu os 15 por cento dos votos.
Três anos depois, a Frente Nacional sofreu um rude golpe quando Bruno Megret tentou chegar ao poder e provocou uma cisão no partido.
Mas, em 2002, Le Pen conseguiu finalmente passar à segunda volta, embora tenha sido claramente derrotado pelo presidente Jacques Chirac, assim reeleito para o cargo. Para chegar à segunda volta Le Pen convenceu o eleitorado francês com um discurso polémico sobre o problema da imigração maciça, a violência nos subúrbios das grandes cidades e a redução do poder do governo francês por estar inserido na União Europeia.
Entretanto, em abril de 2000, Le Pen tinha sido demitido dos cargos de conselheiro regional de Provence-Alpes-Côtes d'Azur e de deputado no Parlamento Europeu após uma condenação a um ano sem poder ser eleito por causa de atos de violência sobre uma candidata socialista nas eleições legislativas francesas de 1997. Le Pen já era conselheiro regional desde 1992 e deputado europeu desde 1984. Outro momento polémico da sua carreira política aconteceu em1987 quando considerou o Holocausto um "detalhe da história".
Como referenciar: Jean-Marie Le Pen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 05:49:05]. Disponível na Internet: