Jennifer Hudson

Cantora e atriz norte-americana, Jennifer Kate Hudson nasceu a 12 setembro de 1981, em Chicago, Illinois. Da sua experiência artística, destacam-se a participação em coros de gospel, a atuação em produções teatrais amadoras e a participação no musical Hércules, da Disney. Em 2004, participou no programa American Idol, com mais duas afro-americanas, tendo sido afastada da competição pelo seu estilo marcadamente gospel.
Posteriormente, a atriz conseguiu uma audição para um filme baseado no musical Dreamgirls, da Broadway, para desempenhar o papel de Effie White, cantora de uma popular girls band da década de 60 do século XX. Entre mais de 750 candidatas, Jennifer Hudson foi eleita para desempenhar o papel da cantora, uma das protagonistas do filme. O musical Dreamgirls, dirigido por Bill Condon, constituiu um grande desafio na carreira de Jennifer, ao contracenar com atores de renome como Eddie Murphy, Danny Glover e Jamie Fox, e com a famosa cantora Beyoncé Knowles. O bom desempenho demonstrado pela atriz levou a que fosse premiada com o New York Film Critics Award, o Phoenix Film Critic's Society Award, o Golden Satellite Award, o Golden Globe Award, o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) e com o Óscar de Melhor Atriz Secundária, entregue na cerimónia realizada em fevereiro de 2007.
Como referenciar: Jennifer Hudson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-20 09:00:09]. Disponível na Internet: