Jerome Bruner

Psicólogo norte-americano, nascido em 1915, formou-se na Universidade de Duke em 1937. Em 1941 obtém o doutoramento em Psicologia na Universidade de Harvard, tendo a sua tese como tema as técnicas de propaganda nazi.
Vai desenvolver pesquisas sobre a perceção, tendo demonstrado que os valores e as necessidades influenciam o modo como se perceciona o mundo. As suas conceções vão contribuir para a constituição da corrente americana designada por psicologia cognitiva, tendo colaborado na Fundação do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Harvard em 1960. Interessou-se pela psicologia educacional e valorizou a intuição no processo de aprendizagem - as crianças resolvem problemas recorrendo mais à compreensão imediata do que à análise planeada. Vai valorizar a aprendizagem por descoberta em que o sujeito tem um papel ativo no ato de aprender. De entre as suas obras destaca-se The Process of Education, onde desenvolve as suas conceções sobre o processo educativo, recorrendo a um discurso acessível aos educadores. Pode-se ainda referir a obra Studies of Cognitive Growth.
Como referenciar: Jerome Bruner in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-25 06:04:44]. Disponível na Internet: