Artigos de apoio

Jesus Cristo Superstar

Ópera-rock norte-americana, Jesus Christ Superstar foi escrita por Timothy Rice e musicada por Andrew Lloyd Webber. Estreou-se no Mark Hellinger Theatre a 12 de outubro de 1971 e, embora tenha causado polémica pelo arrojo das suas letras e interpretações, tornou-se um dos musicais mais vistos na Broadway. Jesus Cristo Superstar conta os últimos dias da vida de Jesus, sob a perspetiva de Judas, recorrendo, no entanto, a elementos culturais e sociais dos anos 60. Jesus da Nazaré é retratado, aqui, como um ser humano comum, com os medos e os erros de um homem normal, mas que, por via das suas ações, acaba por ser visto como uma superestrela. O espetáculo, aliás, representa bem a ideologia do movimento hippie, nesta altura no auge, que coloca o ser humano acima de qualquer bem material, recusa uma sociedade consumista e contesta os valores e a moral tradicionais.
A peça foi dirigida por Tom O'Horgan e teve como principais protagonistas Yvonne Elliman, Jeff Fenholt, Ben Vereen, Paul Ainsley, Bob Bingham e Barry Dennen.
Em 1973, foi adaptada ao cinema, mantendo o nome original e tendo Norman Jewison como realizador e Ted Neeley como protagonista.
<
Como referenciar: Jesus Cristo Superstar in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-06-20 01:21:01]. Disponível na Internet: