Jet Li

Ator e produtor chinês de nome verdadeiro Li Lian Jie, nasceu em Pequim a 26 de abril de 1963. Filho mais novo de uma prole de cinco, tinha apenas dois anos quando o seu pai faleceu. Começou cedo a frequentar aulas de Wushu, o desporto nacional da China, que engloba diversos estilos de artes marciais. Aos oito anos entrou para a Escola de Desporto Amador de Pequim, tendo ganho cinco medalhas de ouro nos campeonatos nacionais da modalidade, a primeira das quais aos 11 anos, que lhe deu como prémio uma viagem à cidade de Washington para conhecer pessoalmente o presidente Richard Nixon. Ainda adolescente, tornou-se treinador desta arte.
Não tinha sequer 20 anos quando se estreou no cinema com o filme Shao Lin Xiau Zi (1979). O filme foi um verdadeiro sucesso e deu origem a duas sequelas. Nesta altura (anos 80), iniciou-se uma explosão na indústria de filmes de "kung-fu" na China. A sua presença na tela era inquestionável e facilmente se tornou um ícone deste género de filmes. Em 1986, realizou Born to Defence, que também interpretou. Mudou-se depois para Hong-Kong, onde se tornou a maior estrela do cinema de artes marciais, tendo a sua carreira consolidado rapidamente com filmes como Once Upon a Time in China (1991) e respetivas sequelas, de Tsui Hark; ou The Legend of Fong Sai-Yuk (1993), entre outros.
Graças ao seu charme, ganhou cada vez mais fãs e atingiu o sucesso internacional com a sua primeira participação num filme norte-americano: num papel de vilão em Lethal Weapon 4 (Arma Mortífera 4, 1998). Continuou em Hollywood com o filme de ação Romeo Must Die (Romeu Deve Morrer, 2000); o thriller Kiss of the Dragon (O Beijo Mortal do Dragão, 2001), com Bridget Fonda, e o filme de ficção científica The One (Força Explosiva, 2001).
Regressou depois à China para trabalhar com o conceituado realizador Zhang Yimou em Hero (Herói, 2002), um espetacular filme aclamado internacionalmente. Seguiram-se, novamente nos EUA, Cradlle 2 the Grave (Nascer para Morrer, 2003) e Danny the Dog (Força Destruidora, 2004), com argumento de Luc Besson e co-protagonizado por Morgan Freeman e Bob Hoskins. Produziu também grande parte dos seus filmes.
Como referenciar: Jet Li in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 07:46:01]. Disponível na Internet: