Joe Biden

Político norte-americano, filiado no Partido Democrata, Joseph Robinette Biden Jr. é o 46º presidente dos Estados Unidos da América (EUA), tendo tomado posse a 20 de janeiro de 2021. Entre 2009 e 2017 ocupara já a vice-presidência dos EUA na administração liderada por Barack Obama

Criado no seio de uma família católica irlandesa, Joe Biden formou-se em Direito em 1968, pela Syracuse University College of Law e, em 1972, com apenas 29 anos, entrou para o Senado, enquanto representante do estado de Delaware.

Concorre pela primeira vez à presidência dos Estados Unidos da América em 1988, mas acaba por se retirar da corrida depois de ter admitido que plagiara um discurso do então líder do Partido Trabalhista britânico.

Vinte anos mais tarde, volta a entrar na corrida presidencial de 2008, disputando com Barack Obama e Hillary Clinton a nomeação de candidato do Partido Democrata, mas acaba por retirar-se da contenda após os maus resultados na fase inicial das primárias.

No entanto, foi na sequência deste processo que se tornou próximo de Obama, que o escolhe para braço direito após garantir a nomeação. Segue-se a vitória democrata na eleição presidencial e a 4 de novembro de 2008, Barack Obama é eleito presidente e Joe Biden vice-presidente dos EUA. Ocupa o cargo por dois mandatos consecutivos, passando de seguida a integrar o corpo docente da Universidade da Pensilvânia.

O regresso à vida política ativa consumou-se em abril de 2019, com o anúncio da sua candidatura à presidência. Após garantir a nomeação do Partido Democrata, escolhe a senadora Kamala Harris para candidata à vice-presidência.

No seguimento das eleições de 3 de novembro de 2020, conquista 306 votos no colégio eleitoral, contra os 232 de Donald Trump (presidente incumbente e candidato republicano), tornando-se presidente dos EUA.

Como referenciar: Porto Editora – Joe Biden na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-25 05:25:36]. Disponível em