Joe Montana

Jogador de futebol norte-americano, Joe Montana nasceu a 11 de junho de 1956, em New Eagle, nos Estados Unidos. Antes de se tornar num dos mais brilhantes jogadores de futebol americano, Montana quase optou pelo basquetebol, quando recebeu a oferta de uma bolsa escolar da Universidade da Carolina do Norte, ainda com 17 anos. Mas Joe Montana acabou por preferir ingressar na equipa de futebol da Universidade de Notre Dame, onde, após um começo modesto, rapidamente alcançou um estatuto de relevo, impressionando com as suas brilhantes atuações e mostrando que poderia ser uma estrela.
Mas os treinadores das equipas profissionais não pareciam ter ficado muito convencidos com as qualidades do jovem jogador e, em 1979, Joe Montana foi escolhido apenas na terceira ronda do draft pelos San Francisco 49ers. Mas Joe não tardou a provar as suas qualidades de "passador" (quarterback) e levou os 49ers, pouco habituados às grandes conquistas, até ao título de campeões do SuperBowl (a grande final do futebol americano) em três ocasiões na década de 80, ganhando a alcunha de "Golden Joe" e vários troféus de MVP (Jogador mais valioso).
Uma lesão no ombro no início dos anos 90 obrigou Joe Montana a uma longa paragem de mais de um ano. Quando regressou, o jogador trocou os San Francisco 49ers pelos Kansas City Chiefs e mais uma vez ajudou uma das mais fracas equipas da liga americana a tornar-se num dos pretendentes ao título. As lesões voltaram a castigá-lo e Joe Montana retirou-se em 1995 com o estatuto de melhor "passador" da história da Liga Americana de Futebol (NFL).
Como referenciar: Joe Montana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 02:09:31]. Disponível na Internet: