Johann Balmer

Matemático suíço que, ao estudar os espetros luminosos emitidos pelos gases incandescentes, chegou empiricamente a uma equação matemática, que foi designada com o seu nome, que permitia calcular o comprimento de onda das quatro riscas espetrais, já conhecidas, do átomo de hidrogénio.
Balmer nasceu em 1825, em Lausanne. Foi professor em Basileia. Matemático de formação e de vocação, não tinha muitos conhecimentos de Física. No entanto, incentivado por Hagenbach-Bischoff, professor da Universidade de Basileia, iniciou a investigação dos espetros luminosos que o levou, aos 60 anos de idade, a publicar a equação de Balmer. Esta equação teve grande importância no desenvolvimento da teoria atómica e na espetroscopia atómica. Ele predisse, também, para os átomos de hidrogénio, a existência de uma quinta risca na zona do visível e de outras fora desta zona e apresentou equações para descrever as linhas espetrais dos átomos de hélio e de lítio.
Faleceu em 1898.
Como referenciar: Johann Balmer in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-25 15:17:43]. Disponível na Internet: