John Byrom

Poeta inglês nascido a 29 de fevereiro de 1692, nas cercanias da cidade de Manchester. Filho de um comerciante de têxteis, estudou em Chester, tendo depois transitado para uma escola de alfaiataria. Ingressou como estudante de Teologia no Trinity College de Cambridge, onde começou a escrever poemas de amor e pastorais, que publicou, em 1714, no Spectator. Tornando-se vinculado à Universidade, acabou por se demitir, recusando-se a formular os votos religiosos, casando, pouco depois, com a sua prima, Elizabeth Byrom, contra a vontade de ambas as partes da família.
Foi também estudante de Medicina na Universidade de Montpellier, no Sul da França, mas sem resultados palpáveis, regressando em breve a Manchester, onde passou a maior parte da sua vida.
Inventou um sistema de estenografia, que passou a ensinar para poder ganhar a vida, e do qual restam vestígios contemporâneos a Byrom nos diários de John e Charles Wesley, os fundadores do Metodismo Cristão. O sistema de Byrom foi também agraciado com uma patente pela Rainha D. Isabel I de Inglaterra, já que permitia a possibilidade de cifrar com rapidez e eficiência os mais variados documentos, tendo sido utilizado durante cerca de duzentos anos.
A partir de 1723 foi membro da Royal Society e, no ano seguinte, herdou toda a propriedade familiar pela morte do irmão, pelo que regressou a Manchester. Cultivou amizades de importância, como a do físico David Hartley, dos próprios Wesley e do escritor religioso William Law. Byrom registou, nos seus Private Journals and Literary Remains, publicados entre 1854 e 1857, informação preciosa acerca de Law.
Em 1767 publicou um livro sobre o seu sistema estenográfico, The Universal English Shorthand; Or, The Way Of Writing English In The Most Easy And Concise... Manner, e em 1773 Miscellaneous Poems, recolha em que figurava o poema por que se tornou mais conhecido, 'Hymn For Christmas Day'. Byrom escreveu também versos religiosos, tendo por hábito visitar o hospital de Manchester, oferecendo-os aos meninos acamados.
Faleceu em Londres a 26 de setembro de 1763.
Como referenciar: Porto Editora – John Byrom na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-26 23:40:06]. Disponível em