John E. McLaughin

Especialista norte-americano em serviços secretos, John Edward McLaughin nasceu a 15 de junho de 1942, em McKeesport, na Pensilvânia, nos Estados Unidos da América.
Em 1964 terminou o curso na Universidade de Wittenberg e, dois anos mais tarde, fez o doutoramento em assuntos europeus na Escola John Hopkins de Estudos Internacionais. Durante este período estagiou em Bolonha, na Itália. Posteriormente, fez uma pós-graduação em política comparada na Universidade da Pensilvânia.
Entre 1966 e 1969, serviu no exército dos Estados Unidos da América, tendo combatido na guerra do Vietname em 1968 e 1969. John E. McLaughin entrou em 1972 para a CIA (Central Intelligence Agency), agência de serviços secretos norte-americana, tendo começado a sua carreira nos departamentos de assuntos europeus, russos e euro-asiáticos.
Entre 1984 e 1985 esteve no Departamento de Estado, onde tratou de assuntos relacionados com a Europa e o Canadá. Uma das suas missões era observar as relações europeias como o Médio Oriente, América Central e África.
Em abril de 1989 foi nomeado Diretor de Análises Europeias. Após a queda da União Soviética foi indicado para Diretor de Análises para os países eslavos e para a região da Euro-Ásia, cargo que ocupou até 1995. Durante este período visitou regularmente, em representação da CIA, a Rússia e os outros 14 países que resultaram da dissolução da União Soviética, tratando de assuntos políticos, económicos e militares.
Entre julho de 1997 e julho de 2000 foi o responsável, na CIA, pela análise de acontecimentos políticos, económicos e militares em todo o mundo. Durante este período, criou uma escola de análise de serviços secretos para ensinar aos novos funcionários da agência a história e a missão da instituição,
A 19 de outubro de 2000, John E. McLaughlin tomou posse como subdiretor da CIA, sob a direção de George J. Tenet, ficando encarregue de supervisionar as atividades operacionais, de análise, científica e técnicas de toda a comunidade dos serviços secretos. Foi também o representante da CIA em reuniões com o Conselho Nacional de Segurança e com o presidente norte-americano.
A 12 de julho tomou posse como diretor da CIA, após a saída de George J. Tenet, que já havia anunciado a demissão em junho. McLaughlin foi indicado para o cargo pela administração de George W. Bush, presidente dos Estados Unidos da América.
Como referenciar: John E. McLaughin in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-05 23:52:38]. Disponível na Internet: