John Hume

Político irlandês, nascido a 18 de janeiro de 1937 numa zona católica de Derry, na Irlanda do Norte, localidade onde faleceu a 3 de agosto de 2020.

Estudou durante três anos num seminário, mas após esse período abandonou-o para estudar Francês e História na Universidade da Irlanda. Exerceu o cargo de docente e tornou-se uma figura importante das campanhas pelos direitos civis em finais de 60.

Foi também um dos fundadores, e presidente, do Credit Union (1964-68) e um dos fundadores do Partido Social-Democrata Trabalhista da Irlanda do Norte (SDLP), de que se tornou líder em 1979, altura em que foi eleito para o parlamento.

Figura importante da história da Irlanda do Norte, acreditava no diálogo aberto e na possibilidade de se recorrer a soluções pacíficas para a resolução dos conflitos. Os seus esforços nesse sentido valeram-lhe o Prémio Nobel da Paz em 1998, juntamente com David Trimble.

Como referenciar: Porto Editora – John Hume na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-17 10:36:14]. Disponível em