John Philip Sousa

Compositor norte-americano nascido a 6 de novembro de 1854, em Washington, e falecido a 6 de março de 1932. Neto de portugueses, Sousa cresceu a ouvir bandas militares, pois o seu pai tocava trombone na banda dos Fuzileiros Americanos (U.S. Marine Band). Começou os seus estudos musicais aos seis anos de idade, estudando voz, piano, violino, piano, flauta, corneta, barítono, trombone e trompa. Aos 13 anos, o seu pai alistou-o nos fuzileiros como aprendiz, depois de uma tentativa de fuga de casa.
A sua primeira composição publicada, Monnlight on the Potomac Waltzes, data de 1872. Em 1875 foi dispensado pelos fuzileiros e começou a dirigir orquestras de teatro. Cinco anos mais tarde foi convidado para regressar a Washington e assumir a liderança da banda dos U.S.Marines. Permaneceu 12 anos no cargo, à frente da "President's Own", tendo abandonado a pedido de David Blakely com o intuito de formar uma banda civil. Nesse mesmo ano, a Sousa's New Marine Band (designação que teriam de alterar mais tarde) deu o seu primeiro concerto. Em 1895, estreou a primeira operetta de grande sucesso de Sousa, El Capitan. Cinco anos depois, David Blakely, amigo pessoal e grande impulsionador de Sousa, morreu, enquanto Sousa gozava as suas férias na Europa. No regresso, e sem estar refeito do choque, Sousa compôs The Stars and Stripes Forever.
Até 1910, a sua banda efetuou três digressões europeias e uma mundial.
Em 1917 foi chamado para prestar serviço durante a Primeira Grande Guerra. De 1919 até 1932, data da sua morte, Sousa continuou a efetuar digressões com a sua banda, recebendo inúmeros galardões e lutando pelos direitos dos compositores.
Como referenciar: John Philip Sousa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 12:18:10]. Disponível na Internet: