John Randolph

Ator norte-americano de cinema e teatro nascido a 1 de junho de 1915, no bairro do Bronx, em Nova Iorque, e falecido a 24 de fevereiro de 2004, em Hollywood, na Califórnia. Filho de imigrantes da Roménia e da Rússia, teve por nome de batismo Emanuel Cohen, que mudou para Mortimer quando a mãe casou pela segunda vez, após ter enviuvado. Quando começou a estudar representação, na década de 30 do século XX, com Stella Adler, adotou o pseudónimo John Randolph.
Antes de se dedicar por inteiro a ser ator, esteve ao serviço da Força Aérea norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial. Findo o conflito estreou-se em palco, ainda em 1945, na peça Native Son, de Orson Welles, na altura em cena em Chicago.
John Randolph estreou-se no cinema em 1948 no filme Naked City, de Jules Dassin, mas depois entrou numa fase difícil da sua carreira por defender ideias políticas de esquerda. Foi colocado, assim como a sua mulher, a atriz Sarah Cunningham, na lista negra do McCarthismo, movimento anti-comunista liderado pelo político Joseph McCarthy, responsável pela chamada "caça às bruxas". Durante quinze anos, John Randolph apenas encontrou emprego em teatros de Nova Iorque, até que foi chamado pelo realizador John Frankenheimer para em 1966 integrar o elenco de Seconds. Frankenheimer também contratou os atores Will Geer e Jeff Corey, ambos colocados na lista negra. Randolph teve depois participações em filmes como Serpico, de 1973, Frances, de 1982, Prizzi's Honor (A Honra dos Padrinhos), de 1985, e You've Got Mail, de 1998.
Entretanto, em 1987 havia recebido um Tony, o prémio norte-americano mais importante do teatro, pela sua interpretação de um avô comunista na peça Broadway Bound, de Neil Simon.
John Randolph manteve-se sempre politicamente ativo e nos anos 80 presidiu a uma comissão de amizade Estados Unidos da América-União Soviética, dedicada a intercâmbios culturais.
Como referenciar: John Randolph in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 02:39:47]. Disponível na Internet: