John Rawls

Filósofo norte-americano, nasceu em 1921, em Baltimore, e frequentou as Universidades de Oxford e de Havard, tendo mais tarde lecionado nesta última.
A sua obra é essencialmente uma reflexão sobre os domínios da ética e da teoria política. Na sua obra Teoria da Justiça, ressuscita a ideia de Contrato Social que, de uma ou outra forma, tinha sido alvo de reflexão por parte de Hobbes, Locke e Jean-Jacques Rousseau. O seu objetivo é o de ultrapassar o utilitarismo dominante na época moderna. O conceito de justiça não diz somente respeito a princípios morais, mas também a um conjunto mais vasto da atividade humana: as instituições políticas, os sistemas jurídicos, as formas de organização social. A este respeito diz Rawls: "a justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é em relação aos sistemas de pensamento."
Faleceu a 24 de novembro de 2002.
Como referenciar: John Rawls in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 16:57:11]. Disponível na Internet: