Johnny Carson

Ator e comediante norte-americano, Johnny William Carson nasceu a 23 de outubro de 1925 em Corning, Iowa, e morreu a 23 de janeiro de 2005, em Los Angeles. Considerado "o rei da televisão do horário noturno", Carson dominou a televisão americana por duas décadas e tornou-se uma lenda.
Tinha oito anos quando se mudou com a família para Norfolk, no Nebraska, onde viveu até 1943, altura em que ingressou na Marinha, onde esteve durante três anos. Contudo, começou a sua carreira no mundo do espetáculo muitos anos antes, quando tinha apenas 14 anos, ao encarnar o papel do mágico "Carson, o Grande" nas festas locais. Fez a sua carreira quase exclusivamente na televisão, tendo começado a trabalhar em estações de televisão do Nebraska nos finais dos anos 40.
De 1951 a 1953, passou para o programa Carson's Cellar, numa estação de Los Angeles. Nessa altura, atraiu a atenção da indústria do ramo e foi contratado como argumentista de comédia para o The Red Skelton Show. Quando Skelton sofreu um acidente nos bastidores, Carson substitui-o e apresentou o seu primeiro monólogo para uma audiência nacional. Em 1954, apresentou o concurso Earn Your Vacation, e em 1955 o The Johnny Carson Show, tendo dois anos depois apresentado o concurso Who Do You Trust, até 1962. Neste mesmo ano, foi escolhido para substituir o controverso Jack Paar e o seu The Jack Paar Show, no ar desde 1957. Nascia assim o programa da sua vida - The Tonight Show Starring Johnny Carson - em que fazia o seu monólogo inicial brincando com diversas celebridades, incluindo políticos. A sua popularidade foi tal que em 1967 a NBC viu-se obrigada a dar-lhe um contrato chorudo para o manter na estação, tornando-o o entertainer da televisão mais bem pago de sempre. O seu estilo singular criava um sentimento de intimidade com os seus convidados e com o público, o que o tornou inquestionavelmente o rei dos entertainers nos EUA. Ajudou igualmente a lançar a carreira de numerosos comediantes em início de carreira, pelos quais era verdadeiramente adorado. O seu programa durou até 1992, tendo depois surgido essencialmente em participações especiais na TV.
Ao longo da sua extensa carreira ganhou seis Emmys, entre muitos outros prémios.
Passou os seus últimos dez anos de vida recolhido na sua casa em Malibu e, aos 79 anos, acabou por falecer vítima de um enfisema, na cidade de Los Angeles.
Como referenciar: Johnny Carson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 22:27:35]. Disponível na Internet: