Jon Stewart

Comediante norte-americano, Jonathan Stuart Leibowitz, que ficou conhecido como Jon Stewart, nasceu a 28 de novembro de 1962, em Nova Iorque, e tornou-se famoso graças aos seus programas de televisão, especialmente "The Daily Show".
Depois de licenciado em Psicologia, teve vários trabalhos administrativos e foi também bonecreiro e empregado de bar.
Em 1986, instalou-se em Nova Iorque para tentar fazer carreira como comediante, tendo começado pelo circuito de bares. Três anos mais tarde, chegou à televisão, no canal Comedy Central, com "Short Attention Span Theater" e, em 1993, com o apoio de David Letterman, conhecido apresentador norte-americano, começou a trabalhar na MTV, com o "Jon Stewart Show" (1993-1995), o primeiro talk-show daquele canal musical. O programa teve bastante sucesso e era retransmitido em diversas estações locais durante a noite. Ainda na MTV, Stewart apresentou "You Wrote It, You Watch It", onde eram representadas histórias escritas por espectadores, mas sem grande sucesso.
Em 1999, regressou à Comedy Central para apresentar "The Daily Show", em substituição de Craig Kilborn. O show tornou-se num grande sucesso de público e crítica, tendo ganho importantes prémios televisivos. Exibido regularmente em Portugal, o programa consiste num falso noticiário televisivo bastante crítico, essencialmente, para os políticos norte-americanos. Mesmo sendo um programa de humor, ganhou dois prémios Peabody de jornalismo, com a cobertura dada às eleições presidenciais norte-americanas de 2000 e 2004 nos especiais "Indecision 2000" e "Indecision 2004".
Já recebeu diversos Emmys, os mais importantes prémios de televisão dos Estados Unidos da América. Em 2005, Jon Stewart ganhou um prémio musical, o Grammy, com o audio-livro America (The Book). Foi considerado o melhor álbum de comédia.
Jon Stewart notabilizou-se, entretanto, como apresentador de grandes espetáculos. O ponto alto foi a apresentação da cerimónia de entrega dos Óscares em 2006. Antes já tinha apresentado as cerimónias dos prémios de música Grammy em 2001 e 2002.
Stewart participou também em diversos filmes, desempenhando pequenos papéis desde que em 1994 entrou em Mixed Nuts, e lançou o livro Nus de Pessoas Famosas, editado em Portugal em 2004.
Como referenciar: Porto Editora – Jon Stewart na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-14 04:27:56]. Disponível em