Jorge Miranda

Jurista e professor catedrático português, nascido em 1941, doutorado, em 1979, em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é um reputado constitucionalista. É regente da cadeira de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa. Foi um dos participantes mais relevantes na Assembleia Constituinte Portuguesa que preparou a Constituição da República Portuguesa de 1976.
Foi um dos fundadores e presidente da Associação Portuguesa de Direito Constitucional, sendo aindo membro de várias organizações científicas portuguesas e internacionais.
É autor de mais de 250 obras - livros, monografias, lições universitárias, artigos de revista e de volumes coletivos - sendo o Manual de Direito Constitucional, em 5 volumes, com várias edições, a sua obra fundamental. Participou nos processos de elaboração e de reforma das constituições de países de língua portuguesa - São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau - e influenciou a Constituição Brasileira de 1988. Da sua obra pode-se destacar Jurisprudência Constitucional Escolhida (3 volumes).
Como referenciar: Jorge Miranda in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-10-19 05:15:11]. Disponível na Internet: