José Afonso Furtado

Professor universitário e fotógrafo português nascido em 1953, em Alcobaça.
Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e realizou o Curso de Formação do Instituto Português de Fotografia, chegando a dirigir o Curso de História de Fotografia. Desempenhou funções de docente no Curso de Especialização de Técnicas Editoriais e no Curso de Especialização de Ciências Documentais da Faculdade de Letras e foi conferencista convidado no Mestrado em Educação e Leitura da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, pós-graduações da Universidade Clássica de Lisboa. Para além das funções de professor, José Afonso Furtado foi presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura, vice-presidente do Conselho Consultivo da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa e membro da Comissão Nacional da Língua Portuguesa e da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
Desde 1992 exerce as funções de Diretor da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e, desde 1984, é membro do Conselho Consultivo do Centro Português de Fotografia e do Conselho Superior de Bibliotecas.
José Afonso Furtado participou em vários congressos e seminários sobre o livro, a leitura, as bibliotecas e sua relação com as novas tecnologias. Publicou inúmeros artigos e duas obras, O que é o Livro? (1995) e Os Livros e as Leituras - Novas Ecologias da Informação (2000). Como fotógrafo, expõe desde 1984 e já realizou diversas exposições individuais e coletivas, tanto a níveis nacional como internacional.
Como referenciar: José Afonso Furtado in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 08:14:26]. Disponível na Internet: