José Braga Amaral

Escritor, poeta e dramaturgo, é autor de uma obra diversa, reconhecida no meio literário.
Em 2000 publicou um livro de histórias intitulado Cinco Histórias num Instante, ilustrado por Helena Lobo. Composto por cinco histórias que falam sobre o Natal, este livro, que o autor dedica aos filhos, transborda da memória infantil "recolhida", durante muito tempo, num baú no sótão: "ao folhear apontamentos do passado, entrei sem querer num baú da memória?".
Batendo "na mesa onde se reúnem as consciências, com o objetivo de as inquietar", este conjunto de histórias perturbadoras, abanam, sem dúvida, o comodismo das consciências, acordando-as e retirando-as da sua passividade.
São os seguintes, os títulos publicados: A Dimensão do Prestígo (biografia); Mostos (poesia); Azulejos do Minho (crónicas); Xistos, Granitos e Outros Poemas (poesia); Um Bago de Pé (teatro); À Conversa com João de Araújo Correia (teatro); Lápis, Pincel e Almas (poesia); Organização de Antologia e João de Araújo Correia - "O Mestre de Nós Todos; Diário de Bordo (poesia) in "Douro, um Percurso de Segredos?"; O Carpas (narrativa infantil); Cinco Histórias num Instante (histórias).
Como referenciar: José Braga Amaral in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 06:03:41]. Disponível na Internet: