José Calvo Sotelo
Líder do Partido Monárquico espanhol (1893-1936), nasceu na Corunha e morreu em Madrid, foi assassinado na década de 30 do século XX por ativistas anarquistas, facto que conduziu ao levantamento dos nacionalistas e precipitou a Guerra Civil de Espanha, que opôs os nacionalistas do general Franco aos republicanos.
A 28 de junho de 1931 tinham-se reunido as Cortes Constituintes, que a 14 de julho votaram a Constituição espanhola de 9 de dezembro de 1931. Alcala Zamora foi eleito presidente a 10 de dezembro do mesmo ano, e Azana mantinha-se no cargo de primeiro-ministro Constitucional do Novo Regime.
O Governo espanhol saído destas Cortes deparou-se desde o início com um forte clima de instabilidade política gerado pelas agitações anarquistas, nomeadamente o levantamento da Catalunha de 1933, o movimento revolucionário de Oviedo de outubro de 1934 e também com as tentativas reacionárias espanholas, como o pronunciamento do general Sanjurjo, em 1933.
Esta tensão tornou-se explosiva em 1936 com o atentado contra a vida de Calvo Sotelo, o dirigente da ala mais conservadora pró-monárquica, conduzindo o país a uma violenta guerra civil.
-
CatalunhaComunidade Autónoma da Espanha Oriental, Catalunha (Cataluña, em espanhol, ou Catalunya, em catalão)...
-
ZamoraProvíncia da Espanha Central incluída na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, com capital na cidad...
-
ConstituiçãoA Constituição é a lei fundamental que regula os direitos e garantias dos cidadãos e define a organi...
-
EspanhaGeografia País do Sudoeste da Europa. Ocupa a maior parte da Península Ibérica e inclui também os ar...
-
MadridAspetos Geográficos Madrid é a capital de Espanha e da província com o mesmo nome e localiza-se junt...
-
Donald RumsfeldPolítico e governante norte-americano, nasceu a 9 de julho de 1932, em Chicago, no Estado de Illinoi
-
Domingos JerónimoPolítico português, nascido em 1956, chegou ao Governo em abril de 2002 pela mão do social-democrata
-
Laurent-Désiré KabilaPolítico da República Democrática do Congo, da etnia Luba, nascido a 27 de novembro de 1938, em Moba
-
Engelbert DollfüssEngelbert Dollfuss, chanceler austríaco entre 1932 e 1934, nasceu em Kirnberg, na Áustria. Em 1920 e
-
Franklin DóriaEscritor, político, orador e magistrado brasileiro, Franklin Américo de Menezes Dória, Barão de Lore