José Vieira da Silva

Político e governante português nascido a 14 de fevereiro de 1953, na Marinha Grande, licenciou-se em Economia no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão),
Como professor, lecionou no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, onde era responsável pela cadeira de Economia e Política Económica Portuguesa na licenciatura de Economia.
Paralelamente à carreira de docente, dedicou-se também à política através do Partido Socialista (PS), onde chegou a membro de Secretariado Nacional. Entre 1995 e 1997, foi adjunto do ministro da Solidariedade e Segurança Social, Ferro Rodrigues, um amigo de longa data. No âmbito destas funções foi diretor-geral do Departamento de Estatística, Estudos e Planeamento do ministério, membro do Comité de Emprego e do Mercado do Trabalho da União Europeia, coordenador do Plano Nacional de Emprego e conselheiro do Conselho Económico e Social. Em 1997, foi nomeado diretor-geral do Departamento de Estudos, Prospetiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, também liderado por Ferro Rodrigues.
Em 1999, José Viera da Silva ocupou pela primeira vez um cargo político ao assumir o posto de Secretário de Estado da Segurança Social, no governo chefiado pelo socialista António Guterres. Dois anos mais tarde, passou a desempenhar o cargo de Secretário de Estado das Obras Públicas, no mesmo governo de Guterres, tendo exercido funções até abril de 2002. Vieira da Silva ocupou estes dois postos em ministérios liderados por Ferro Rodrigues.
Em 2002, o Partido Socialista passou para a oposição, numa altura em que o secretário-geral era Ferro Rodrigues. José Vieira da Silva chegou a número dois do PS.
Quando José Sócrates assumiu a liderança do PS em 2005 Vieira da Silva passou ser um dos principais estrategas da campanha eleitoral. O PS ganhou as eleições legislativas e, a 12 de março de 2005, José Viera da Silva tomou posse como ministro do Trabalho e da Segurança Social do governo liderado por Sócrates.
Como referenciar: José Vieira da Silva in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 21:13:52]. Disponível na Internet: