Artigos de apoio

Juan Uslé
Artista plástico espanhol nascido a 19 de dezembro de 1954, em Santander. Vive e trabalha em Nova Iorque e em Saro, na Cantábria, Espanha. Estudou Belas Artes na Escola Superior de San Carlos, Valência, entre 1973 e 1977.
Ao longo dos anos Uslé tornou-se um dois mais importantes jovens artistas abstratos de pintura e fotografia da cena internacional.
Na obra de Uslé nota-se um manifesto interesse pela saturação e pela transparência, uma paixão singular do gesto. A experiência plástica de fragmentação que surge nas suas obras leva a uma espécie de desconstrução da conceção de abstração. Uslé joga com a ambiguidade, surgindo na sua obra uma paixão pelos detalhes, uma minúcia no confronto com a tela onde o arquitetónico é determinante. A sua estética assume, ao mesmo tempo, a totalidade e o isolamento. De certa forma, cada pintura nasce de um conflito entre forças opostas. A forma única de aproximação formal e composicional que descobrimos nas suas pinturas reflete-se também nos seus trabalhos fotográficos, que mostram uma perspetiva do mundo vista pelos olhos de um pintor. A sua perceção pelo ambiente é sempre determinada pela noção pictórica de cores e planos.
O seu trabalho já foi apresentado em inúmeras exposições em museus dos Estados Unidos da América e da Europa. Expôs individualmente no MACBA de Barcelona numa exposição intitulada Ojo Roto, em 1996, e participou em exposições coletivas na Fundacíon La Caixa, Barcelona, L. A. Louver, Los Angeles, New Museum of Contemporary Art, Nova Iorque, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, ou no Baltimore Museum, Baltimore. A sua obra está presente nas coleções da Saatchi, Londres, M.A.C.B.A., Museu dArt Contemporani, Barcelona, ou a da Fundación Coca-Cola, Madrid.
Como referenciar: Juan Uslé in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-26 05:02:01]. Disponível na Internet: