Judite de Sousa

Jornalista portuguesa de televisão, Judite de Sousa nasceu em 1960, no Porto. Iniciou-se no jornalismo com dezoito anos e, em 1981, foi trabalhar para a Rádio Macau. Nesta emissora chegou a entrevistar o então estudante José Rodrigues dos Santos, que viria a ser seu colega na Radiotelevisão Portuguesa uns anos mais tarde.
Judite de Sousa começou por trabalhar na RTP do Porto em 1978, onde foi repórter e posteriormente apresentadora do "Jornal da Tarde", que passava à hora do almoço. O seu trabalho foi apreciado e convidaram-na a mudar-se para Lisboa, para trabalhar na redação principal do canal estatal de televisão.
Na capital, notabilizou-se como apresentadora do "Telejornal", o principal bloco noticioso da RTP, transmitido à hora de jantar. Em paralelo, começou também a moderar debates políticos e a conduzir entrevistas. Apesar de se ter especializado na apresentação do blocos noticiosos, moderação de debates e condução de entrevistas, Judite de Sousa continuou a fazer reportagem. Assim, por diversas vezes, deslocou-se ao estrangeiro para acompanhar, principalmente, situações de guerra ou conflito. Esteve, em 1994, no Ruanda e no Zaire (atual República Democrática do Congo) após o genocídio étnico que aconteceu naquela região e, no ano seguinte, presenciou na Bósnia a ofensiva sérvia ocorrida na guerra dos Balcãs. Em 1999, regressou a Macau para fazer a reportagem da transferência de poderes do território para as mãos da China. Em 2001, deslocou-se ao Paquistão para acompanhar a situação de crise gerada após os atentados contra os Estados Unidos da América a 11 de setembro.
Entretanto, em 2000, Judite de Sousa tinha aceitado o cargo de diretora-adjunta de informação, trabalhando diretamente com José Rodrigues dos Santos. Durante esse período ficou responsável pela apresentação de "Grande Informação", programa transmitido quinzenalmente, com análise política que contava com a presença fixa de Mário Soares.
No início de 2002, após a remodelação efetuada na RTP, manteve-se como uma das principais figuras da informação do canal, tendo a seu cargo um programa de grande informação.
Como referenciar: Judite de Sousa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 19:43:08]. Disponível na Internet: