Julee Cruise

Cantora rock norte-americana, nascida em Creston, Iowa, a 1 de dezembro de 1956. Desde muito cedo, ainda criança, mostrou o seu talento a cantar e a tocar trompete e trompa.
Depois de acabar a licenciatura em Trompa Francesa, na Drake University, começou a tocar com inúmeras orquestras sinfónicas. Ao mesmo tempo, iniciou a sua carreira de atriz, fazendo teatro e um anúncio para a McDonald's. Participou no coro de um musical cujo diretor era Angelo Badalamenti, que, quase automaticamente, colocou a sua voz na banda sonora do filme Blue Velvet, de David Lynch. Voltou, de seguida, a colaborar com Lynch e Badalamenti na peça "Industrial Symphony #1" que inaugurou um festival na Academia de Brooklyn.
Em 1990, o trio de artistas gravou Floating Into the Night, álbum que musicou a série televisiva "Twin Peaks", e que se tornou um sucesso. Em 1992, Julee foi a escolha de Badalamenti para ser a voz da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de verão em Barcelona.
No ano seguinte, editou o seu segundo álbum de originais, Voice of Love, que marcaria a sua estreia como compositora.
Participou nas bandas sonoras dos filmes Until The End of The World, de Wim Wenders, e Scream.
Como atriz, contam-se várias participações em musicais, realizados sobretudo para a TV.
Como referenciar: Julee Cruise in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-08 19:19:11]. Disponível na Internet: