Julho

Na cultura ocidental, é o sétimo mês do ano.

O seu nome existe desde 45 a. C. como homenagem a Júlio César. Este imperador romano, nascido provavelmente neste mês do ano 100 a. C., foi o responsável pela reformulação do calendário de Rómulo, um calendário romano antigo que só tinha dez meses.
O novo calendário juliano, que assumiu o nome do seu criador, tinha em conta o curso anual do Sol e subsistiu até ao século XVI, altura em que foi reformado pelo papa Gregório XIII.

Em julho homenageava-se Ceres, a deusa romana da agricultura, oferecendo-lhe vinho e mel para que o clima se mantivesse ameno e favorecesse as colheitas. Julho tem trinta e um dias.

Algumas personalidades nascidas neste mês:

A estilista portuguesa Ana Salazar, a atriz e cantora norte-americana Jennifer Lopez, a escritora inglesa J. K. Rowling, a cantora brasileira Marisa Monte, o futebolista português Nuno Gomes e o presidente norte-americano George W. Bush.

Alguns provérbios alusivos ao mês:

- Nevoeiro de S. Pedro põe em julho o vinho a medo
- Quando julho está a começar, as cegonhas começam a voar
- Em julho, reina o gorgulho
- maio engrandecer, junho ceifar, julho debulhar
Como referenciar: Julho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-19 00:01:35]. Disponível na Internet: