Júlio II

Papa italiano, nascido em Abisola (Savona), a 5 de dezembro de 1443, Juliano della Rovere gozou de uma grande proteção por parte do papa Sisto IV, seu tio. Tornou-se bispo de Carpentras, cardeal de São Pedro em 1471, bispo de Lausanne no ano seguinte, bispo de Messina e de Catânia em 1473, de Avignon em 1474, de Coutance em 1476, de Viviers em 1478 e de Bolonha em 1483, entre outros. Foi legado papal em Avignon e conselheiro de Inocêncio VIII.

Antagonista do pontífice Alexandre VI, apoiou o rei francês Carlos VIII quando este tomou Nápoles, tentando também depor Alexandre na ocasião da entrada da milícia francesa em Roma.
Consagrado a 26 de novembro de 1503, Júlio II possuía um forte carácter interventivo, que o levou a colocar-se à frente de um exército que reconquistaria as cidades de Bolonha e de Perugia para concretizar a sua política de restauro e solidificação dos Estados Pontifícios. Com este intuito, formou também a Liga de Cambrai, em 1508, com o rei Luís XII de França e o imperador Maximiliano I. Esta Liga conseguiu recuperar os territórios usurpados à Santa Sede pela República veneziana e o papa excomungou os habitantes desta cidade.

Em 1510 estabeleceu-se a paz entre Roma e Veneza, que por sua vez se aliaram contra o rei de França, que pretendia a coroa de Nápoles. Luís XII convocou um concílio em Pisa (1511), onde se condenou o papa e este convocou, por sua vez e no mesmo ano, um em Latrão (Roma). Neste concílio lateranense tomaram-se igualmente importantes medidas concernentes à reforma da Igreja.

A bula Universalis Ecclesiae, de julho de 1507, outorgou aos reis de Castela e Aragão o pleno direito sobre os territórios que descobrissem nas Índias e de nomearem os titulares dos benefícios eclesiásticos e bispados. Foi durante este reinado que se iniciou a construção da nova basílica de São Pedro, encarregue ao arquiteto Bramante.

O seu pontificado terminou a 21 de fevereiro de 1513.
Como referenciar: Júlio II in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-26 21:58:06]. Disponível na Internet: