Karl Engisch

Jurista e filósofo alemão, nascido em 1899 e falecido em 1980, licenciou-se pela Universidade de Giessen onde foi professor extraordinário. Foi convidado para lecionar como professor catedrático nas Universidades de Heidelberg e Munique, onde regeu as cadeiras de Direito Penal, Processo Penal e Filosofia do Direito. No pensamento teórico-jurídico do autor nota-se uma proximidade ao Normativismo de Kelsen; contudo representa um pensamento próprio melhor caracterizado por um movimento da Metodologia Jurídica, com tendência a abrir caminho entre o formalismo normativista e o irracionalismo decisionista. Segundo o autor: "a ciência do Direito é uma ciência prática. O Direito e o seu conhecimento estão ao serviço da vida (...), e têm um valor vital, não um valor didático ou de representação".
Entre as suas obras destacam-se: Die Einheit der Rechtsordnung, Vom Weltbild der Juristen, Einführung in das juristische Denken.
Como referenciar: Karl Engisch in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-26 11:04:20]. Disponível na Internet: