Katty Xiomara

Estilista luso-venezuelana, Katty Xiomara nasceu a 7 de março de 1974, em Caracas, na Venezuela, e só veio para Portugal com 18 anos, já com o ensino secundário completo e tendo o castelhano como primeira língua.
Instalou-se no Porto e decidiu que queria ser artista, pelo que concorreu à Escola de Belas Artes. No entanto, acabou por surgir a oportunidade de se dedicar à moda e inscreveu-se na escola de moda CITEX, no Porto, onde teve como professora a estilista Maria Gambina. O curso era subsidiado, o que lhe permitiu continuar a morar no Porto, apesar dos pais, entretanto regressados a Portugal, viverem em Águeda.
Katty Xiomara nunca tinha dado grande importância à moda, apesar de na sua juventude ter sido algo excêntrica a vestir-se assim que deixava a farda do colégio de freiras que frequentava na Venezuela. A carreira de Katty Xiomara começou em 1996, tendo ganho, com apenas 22 anos, o primeiro prémio do Porto de Moda, assim como um estágio na casa Trussardi, que, no entanto, nunca chegou a fazer. Ainda em 1996 apresentou a sua primeira coleção, no Portugal Fashion, e foi convidada a participar no concurso para a criação dos uniformes da Expo'98. Simultaneamente, desenhava roupa de criança no gabinete R Design para as marcas Girandola e Ramirez & Raul.
O dinheiro ganho com a vitória no Porto Moda e com a participação no concurso da Expo'98 ajudou a financiar a produção das suas próprias coleções, apresentadas regularmente no Portugal Fashion e na Moda Lisboa.
Em 2001 assinou um contrato com a empresa TRL, que passou a produzir e a comercializar os fatos de banho da marca Xiomara e a coleção de roupa desportiva e fitness Fuga's, tudo desenhado e concebido pela estilista.
Katty Xiomara, em simultâneo, começou a dar aulas de design de roupa feminina, de bebé e de criança no CITEX e criou as fardas dos empregados da Pizza Hut e da Kodak.
A estilista prefere apostar na criação de roupas confortáveis.
Como referenciar: Katty Xiomara in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-09 19:01:56]. Disponível na Internet: